6 Dicas para o seu Carro Durar Mais

cuidar do carro

1. Faça a manutenção do motor

Fazer a manutenção do motor com um mecânico de confiança pode garantir a ele uma vida útil bem maior do que se espera. Alguns componentes devem ter o período recomendado de troca respeitado, visto que esse descuido pode resultar em desgaste e um consumo de combustível acima do normal.

2. Calibre os pneus semanalmente

Calibrar os pneus com regularidade, além de contribuir para a durabilidade deles, reduz muito o consumo de combustível. De fato, isso evita o superaquecimento e um consequente desgaste precoce, bem como o risco de acidentes.

3. Faça rodízios de pneus

Os pneus dianteiros desgastam muito mais que os traseiros. Sendo assim, para uma durabilidade maior, é bom que haja um rodízio, pelo menos a cada 5 mil quilômetros. Faça também balanceamento e alinhamento.

4. Mantenha a limpeza interna e externa do veículo

Manter o carro limpo é uma boa forma de conservá-lo. A sujeira pode provocar manchas na pintura e com o tempo comprometer o aspecto da lataria.

5. Evite dirigir o carro com o motor superaquecido

Se observar o superaquecimento em seu carro, a dica é que pare o veículo e espere esfriar. Deixe o capô aberto para esfriá-lo rapidamente e verifique o reservatório de água. Procure assistência assim que possível.

6. Mantenha o giro do motor em níveis corretos

Manter o giro do motor acima da marca vermelha ou muito baixo — como andar a 40 km/h com a marcha na quarta ou na quinta — pode ocasionar desgaste e até danos ao motor e à transmissão. Utilize o giro do motor acima da linha somente em casos de necessidade, como em ultrapassagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *